domingo, 3 de maio de 2015

Sagitário - Carta do mês de Maio *







Consciência 


A maioria das cartas deste naipe da mente ou é cómica ou é conturbada, porque a influência da mente na nossa vida é geralmente ridícula ou opressiva. Esta carta da Consciência, porém, apresenta uma imagem enorme do Buda. Ele é tão expansivo, que vai até além das estrelas, e o que existe acima da sua cabeça é o vazio puro. 

Esse Buda representa a consciência que está ao alcance de todos os que se tornam mestres da sua própria mente, e que são capazes de utilizá-la como o instrumento que ela foi feita para ser.

Quando escolhemos esta carta, isso significa que agora já há uma luz cristalina disponível, independente, enraizada na tranquilidade profunda que existe no âmago do ser. Já não há a vontade de entender as coisas sob a perspectiva da mente -- a compreensão agora é existencial, inteira, em consonância com o próprio pulsar da vida. Aceita essa dádiva enorme, e compartilha .


* Sagitário se te tens sentido perdido num túnel infindável de confusão, ou labirinto sem hipótese de saída, quem sabe presente na terra prometida de Saturno =) , talvez este mês encontres a luzinha que te guie no caminho para a saída, transcendência ou simples iluminação de que esse túnel não é mais que um acesso a uma grande dimensão de conhecimento que te faltava e vá lá, Sagitário, tu conheces tudo ! e se sabes que não conheces, vais lá deixar esta oportunidade de te tornares mais mestre, mais sabedor e criador da tua própria vida? A festa , a alegria também se pode trazer para o submundo. Mercúrio retrogradará em Gémeos, na tua outra metade de ti mesmo, talvez naquilo que te falta entender, bom mês para ver a oposição como uma força maravilhosa de integração ! * 


" Nós viemos do desconhecido, e avançamos para o desconhecido. Nós ainda voltaremos. Já estivemos por aqui milhares de vezes, e voltaremos milhares de vezes mais. O nosso ser essencial é imortal, mas o nosso corpo, a nossa corporificação, é mortal. As molduras em que nos colocamos, as nossas casas, o corpo, a mente, são feitas de coisas materiais. Essas coisas perderão a força, ficarão velhas, elas morrerão. A sua consciência, porém, para a qual Bodhidharma usa a palavra "não-mente" -- o Buda Gautama também usou essa palavra, "não-mente" -- é algo que está além do corpo e da mente, algo que está além de tudo; essa "não-mente" é eterna. Ela adquire uma expressão física, e torna a mergulhar depois no desconhecido. Esse movimento, do desconhecido para o conhecido e do conhecido para o desconhecido, continua por toda a eternidade, a menos que a pessoa se torne iluminada. Quando isso acontecer, essa será a sua última vida: essa flor não voltará mais. A flor que se torna consciente de si mesma não precisa mais voltar à vida, porque a vida nada mais é do que uma escola onde se vem para aprender. É alguém que aprendeu a lição e encontra-se agora acima das ilusões. Pela primeira vez, não irá mais deslocar-se do conhecido para o desconhecido, mas para o incognoscível. "


Osho Bodhidharma, the Greatest Zen Master Chapter 5






Sarah Moustafa

sábado, 2 de maio de 2015

Escorpião - Carta do Mês de Maio *





Aventura 

Quando estamos realmente com espírito de aventura, andamos exactamente como esta criança. Cheios de confiança, vamos, passo a passo, saindo da escuridão da floresta para o clarão da luz, levados pela nossa capacidade de nos maravilharmos, no trilho do desconhecido. 
A ideia de aventura realmente não tem nada a ver com planos e mapas, programações e organização. O Valete do Arco-Íris representa um estado de espírito que pode tomar conta de nós em qualquer lugar -- em casa ou no escritório, no campo ou na cidade, num empreendimento criativo ou no nosso relacionamento com outras pessoas. Sempre que nos lançamos ao novo e desconhecido com o espírito confiante de uma criança, inocentes, abertos e vulneráveis, até mesmo as menores coisas da vida podem transformar-se nas maiores aventuras.

* Escorpião algo novo e excitante pede-te que saias do eu habitual subterfúgio e explores as dimensões de um caminho que se desenha promissor se estiveres disposto arriscar. Arriscar aqui , na minha opinião, significa simplesmente arriscares a voltar o rosto na direcção do Sol. Que está em Touro e depois passará para Gémeos , ambas energias circundam os relacionamentos e o seu aprofundamento , hum.... a curiosidade nem sempre mata o gato , ás vezes, reanima -o ! *


" O Zen diz que a verdade não tem nada a ver com autoridade, que a verdade não tem nada a ver com tradição; que a verdade não tem nada a ver com o passado: a verdade é uma realização radical, pessoal. Precisamos conquistá-la.
O conhecimento oficial é algo seguro ; a busca do conhecimento pessoal, porém, é muito, muito arriscado. Ninguém pode garantir o resultado. Se me perguntarem se posso garantir alguma coisa, direi que não posso garantir vos nada. Só posso garantir o perigo - isso é certo. Só posso garantir uma longa aventura, com todas as possibilidades de dar errado e de nunca se atingir a meta. Uma coisa, porém, é certa: a própria busca irá ajudar vos a crescer.
Só posso garantir o crescimento. O perigo estará lá, o sacrifício estará lá; estará mergulhando a cada dia no desconhecido, em terreno inexplorado, e não haverá nenhum mapa a seguir, nenhum guia para acompanhar. Sim, há milhões de riscos e poderemos desviarmos-nos, poderemos nos perder, mas é esta, a única maneira de crescer.
A insegurança é a única senda para o crescimento, enfrentar o perigo é a única forma de crescer, aceitar o desafio do desconhecido é o único caminho para se crescer."

Osho Dang Dang Doko Dang Chapter 7






Sarah Moustafa

Balança - Carta do mês de Maio *




Exaustão 

Eis aqui o retracto de uma pessoa que esgotou toda sua energia vital, nos esforços que fez para manter em funcionamento, a sua enorme e ridícula máquina de imagens pessoais de importância. Ela esteve tão ocupada "mantendo as partes ligadas entre si" e "assegurando-se de que tudo funcionava bem", que se esqueceu de descansar de verdade. Sem dúvida, esta personagem não se permite qualquer tipo de distracção. Deixar de lado as suas obrigações para dar um passeio na praia, poderia significar o desmantelamento de toda a estrutura. 
A mensagem desta carta não é, entretanto, apenas a respeito de poder ser um viciado em trabalho. Ela refere-se a todas as maneiras, pelas quais criamos rotinas seguras, porém contrárias à natureza, que conseguem manter-nos longe de tudo o que é caótico e espontâneo. A vida não é um negócio para ser administrado: é um mistério a ser vivido. Já é tempo de rasgar o cartão de ponto, fugir da fábrica e fazer uma pequena viagem pelo desconhecido. O  trabalho poderá fluir mais suavemente a partir de um estado relaxado da mente.


* Balança parece que o malabarismo de prioridades chama atenção este mês, O que realmente importa , raramente, é aquilo que julgamos que sim. A medida que os planetas progressivamente transitarem Para Gémeos, talvez consigas relaxar da densidade e preocupações, com te poderás estar a deixar submergir. É tempo de retornar ao ar puro da manhã e fazer dela tudo menos uma rotina, só porque acordas todos os dias. Celebra o facto de que ainda acordas e como tal, porque deves perder tempo , se amanhã já não tiveres a mesma oportunidade, com o medo de explorares tantas outras infinitas possibilidades ? Vá lá...relaxa, ninguém sabe fazer melhor isso do que um Balança. 
ARRISCA E PETISCA. *



" O homem que vive através da consciência mental torna-se pesado. Aquele que vive com consciência,permanece leve. Porquê? -- porque um homem que tem apenas algumas ideias a respeito de como se deve viver, naturalmente torna-se pesado. Ele sente- se obrigado a carregar consigo o seu carácter. Esse carácter é como uma armadura: é a sua protecção, a sua segurança. Toda a sua vida está investida nesse carácter. E ele reage às situações através desse carácter, nunca directamente. Se lhe fizermos uma pergunta, a resposta é pré-fabricada. Esse é o sinal de uma pessoa "pesada" -- ela é enfadonha, estúpida, mecanizada. Ela pode ser um bom computador, mas não é um homem. Provocamos.... e ela reage de uma maneira bem definida. A reacção é previsível: ela é um robô. 
O homem verdadeiro age de maneira espontânea. Se  lhe fizermos uma pergunta, obtemos uma resposta, não uma reacção. Ela abre o seu coração para a pergunta, expões-se a ela, e responde... "



Osho Take it Easy, Volume 1 Chapter 13






Sarah Moustafa


sexta-feira, 1 de maio de 2015

Virgem - Carta do Mês de Maio *




Os Enamorados


Aquilo que chamamos de amor é na verdade todo um espectro de diferentes modos de nos relacionarmos, abrangendo desde a terra até o céu. No nível mais terreno, o amor é a atracção sexual. Muitos de nós continuamos presos nesse nível, porque o condicionamento a que fomos submetidos sobrecarregou a nossa sexualidade com toda a espécie de expectativas e de repressões.

Na verdade, o maior "problema" do amor sexual é que ele nunca perdura. Só quando aceitamos tal facto é que podemos celebrá-lo pelo que ele realmente é - dar as boas-vindas ao seu aparecimento, e dizer adeus com gratidão quando ele se vai embora.

Então, à medida que vamos amadurecendo, podemos vivenciar o amor que existe além da sexualidade, e que honra a individualidade singular do outro. Começamos a compreender que o nosso parceiro funciona frequentemente como um espelho, reflectindo aspectos desconhecidos do nosso ser mais profundo, e ajudando-nos a nos tornarmos completos em nós mesmos.

Esse amor é baseado na liberdade, não em expectativas nem na necessidade. Nas suas asas, somos levados cada vez mais alto em direcção ao amor universal, que vivência tudo como uma coisa só.


*  Virgem parece que o foco  e as aprendizagens dos últimos meses ou anos ! ,  sobre as parcerias e relacionamentos em geral , não propriamente fácil , começam agora a dar os seus frutos. O que aprendeste sobre o amor ? Sobre o compromisso, a escolha , a verdade de uma voz que nunca se cala, a do teu coração ? Já consegues ouvi-lo? Já consegues atentar á verdadeira natureza criativa e afectuosa com que deveríamos sempre receber estas experiências, independente de ser um elo que dure 1 semana ou 10 anos? Existe sempre algo nessas histórias intemporais, perduráveis sobre um tempo que não existe.... Já consegues perceber o que estou aqui a escrever ? Não ? Volta cá em Junho e conta-me , conta-te , conta-lhe... Onde é que possivelmente não existe hipótese de colocares e receberes amor ??  *


" É preciso ter em mente estas três coisas: o amor de nível inferior é o sexo -- este é físico -- e o refinamento maior do amor é a compaixão. O sexo encontra-se abaixo do amor, a compaixão está acima dele; o amor fica exactamente no meio.
Bem pouca gente sabe o que é o amor. Noventa e nove por cento das pessoas, infelizmente, pensa que sexualidade é amor -- não é. 
A sexualidade é demasiado animal; certamente, contém o potencial para transformar-se em amor, mas ainda não é amor, apenas potencial...
Se nos tornarmos conscientes e alerta, meditativos, então o sexo poderá ser transformado em amor. E se a nossa atitude meditativa tornar-se total, absoluta, o amor poderá ser transformado em compaixão. O sexo é a semente, o amor é a flor, compaixão é a fragrância da flor.
Buda definiu a compaixão como  "amor mais meditação". Quando o nosso amor não é apenas um desejo pelo outro, quando o nosso amor não é apenas uma necessidade, quando o nosso amor é um compartilhar, quando o nosso amor não é o de um pedinte, mas de um imperador, quando o nosso amor não pede nada em troca,  está apenas pronto para dar  -- dar só pela total alegria de dar --, então, acrescentemos a meditação a ele, e a pura fragrância é exalada. Isso é compaixão; compaixão é o fenómeno mais elevado do amor. "




Osho Zen, Zest, Zip, Zap and Zing Chapter 3






Sarah Moustafa